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Cód. 0925/2021 - CONTABILIDADE DE CUSTOS (Prof. Ronaldo Borges) **Presencial

Sobre o Evento

Cód. 0925/2021 - CONTABILIDADE DE CUSTOS (Prof. Ronaldo Borges) **Presencial

  •  LOCAL: Rua Goitacases, 43 - 4º andar - centro, Belo Horizonte - MG, 30.190-050
  •  DATA DO CURSO: 19/08/2021 de 09:00 às 18:00 (quinta feira)
  •  DURAÇÃO: 8h.
  •  STATUS DO CURSO: Normal

 

Valor:

Integral: ....................................................... R$ 146,00

Estudante (20% descontos): ................. ..... R$ 116,80

Associado-SCBH (50% descontos): ........... R$   73,00

 

Curso: Presencial, respeitando todos os procedimentos de segurança, uso de mascaras, álcool em gel, distanciamento de 2mt., medidor de temperaturas, controle do número de alunos em sala.

Objetivo: Capacitar os participantes sobre o entendimento teórico e prático sobre a Contabilidade de Custos. Avaliar os impactos das normas relativas a Contabilidade de Custos e suas legislações no cotidiano das empresas.  

Público Alvo:

Profissionais da contabilidade, empresários, estudantes e profissionais interessados no conhecimento no assunto.

Material:

*Apostila e capa no formato (PDF), caso o curso se confirme enviamos através do e-mail do aluno/empresa, em até 02 dias que antecede a data de realização do curso.

*Certificado no formato (PDF), pós realização do curso enviamos através do e-mail da empresa ou aluno.

 

Programa:

1          INTRODUÇÃO À CONTABILIDADE DE CUSTOS 

1.1       Conceito da Contabilidade de Custos 

1.2       Natureza, Importância e Finalidade 

1.3       Localização da Contabilidade de Custos

1.4       Princípios Contábeis aplicados a Custos 

1.4.1    Definições: Custos, Despesas, Investimentos e Gastos

2          ELEMENTOS DE CUSTOS e DE DESPESAS

            Definição de Despesa 

            Classificação de custos e despesas: fixos ou variáveis 

2.1       Materiais

2.2       Mão-de-obra 

2.3       Gastos Gerais de Fabricação                                                                                    

2.4       Despesas Operacionais, Não Operacionais e Pré-operacionais 

2.5       Custos e preço de venda no comércio 

3          CLASSIFICAÇÃO DOS CUSTOS 

3.1       Com Relação aos Produtos

3.2       Com Relação ao Volume de Produção 

3.3       Custos Conjuntos

3.3.1    Métodos de Distribuição dos Custos Conjuntos 

4          IMPOSTOS RECUPERÁVEIS 

5          OPERAÇÕES COM MERCADORIAS 

5.1       Tributos Incidentes Sobre Compras e Vendas 

5.2       Recuperação de Impostos

5.2.1    Hipóteses de Recuperação de Impostos 

5.3       Apuração do IPI ou ICMS a Recolher ou a Compensar/Recuperar 

5.4       Outra Forma de Contabilizar o IPI e o ICMS nas Compras e Vendas (Método de Conta Corrente)

5.5       ICMS e IPI nas Devoluções de Compras e Vendas

5.5.1    Registro de compras e Vendas por Empresas industriais

5.5.2    Registro das Devoluções de Compras e das Devoluções de Vendas

5.6       ICMS Sobre Fretes – Contabilização 

5.7       Devolução de Mercadoria e a Consequência no Destaque de ICMS s/Frete 

5.8       PIS – Programa de Integração Social

5.8.1    PIS – Faturamento 

5.9       COFINS Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social 

5.10     Fretes nas Devoluções de Compras e Vendas 

5.10.1  Devolução de Vendas 

5.10.2  Devolução de Compras 

6          INVENTÁRIOS PERIÓDICOS E PERMANENTES 

6.1       Inventário Periódico  

6.2       Inventário Permanente 

7          MÉTODO DE AVALIAÇÃO DE ESTOQUES 

7.1       PEPS/FIFO (FIRST IN FIRST OUT) 

7.2       UEPS/LIFO (LAST IN LAST OUT) 

7.3       CUSTO MÉDIO PONDERADO OU MÉDIA PONDERADA MÓVEL - MPM

8          MÃO-DE-OBRA DIRETA.

9          CPV-CUSTO DO PRODUTO VENDIDO 

10        MÉTODOS PARA APURAÇÃO DOS CUSTOS 

10.1     Custo Padrão ou Standard 

10.2     Custeio por Absorção 

10.3     Custeio Direto 

10.4     Custeio Baseado em Atividades (ABC - Activity- Based Costing) - Custo ABC 

10.4.1  Definição do Método

10.4.2  Definindo Atividade

10.4.3  Aplicação dos métodos de custeio 

11        CUSTOS INDIRETOS

12        DEPARTAMENTALIZAÇÃO 

13        CENTROS DE CUSTOS

14        MARGEM DE CONTRIBUIÇÃO 

15        ANÁLISE CUSTO-VOLUME-LUCRO 

15.1     Ponto de Equilíbrio – PE 

15.2     Ponto de Equilíbrio Contábil 

15.3     Ponto de Equilíbrio Econômico 

15.4     Ponto de Equilíbrio Financeiro

16        ALAVANCAGEM OPERACIONAL

17        FORMAÇÃO DO PREÇO DE VENDA 

18        ÍNDICES DE ROTAÇÃO.

19        CICLO DE CONVERSÃO DE CAIXA 

            REFERÊNCIA e LEGISLAÇÃO BÁSICA 

            ANEXO I – EXERCÍCIOS DA PROVA DE SUFICIÊNCIA – RESOLVIDOS 


Considerações finais


Instrutor -  Prof. Ronaldo Borges Simões

Contador, Doutorando em Educação, Mestre em Gestão e Inovação Organizacional, MBA em Gestão de Negócios, Esp. em Consultoria Contábil, Especialização em EaD, ADESGUIANO/03, Consultor Empresarial, Professor e Coordenador do Curso de Ciências Contábeis e Processos Gerenciais (Faculdade Iseib de Belo Horizonte – FIBH), Professor para Prova de Suficiência CFC, Instrutor no CRCMG, SCBH e FECONMG. 

 

INFORMAÇÕES:

FORMAS DE PAGAMENTO:

• PIX (identificador: CNPJ 17.219.403/0001-29), favor discriminar o Cód. Do curso, nome participante e enviar comprovante para whatsapp (31) 986519398.

• Boleto bancário, o sistema disponibiliza essa opção no ato da inscrição, basta selecionar e gerar boleto.

• Cartão de crédito em até 03 vezes sem juros, no ato da inscrição o sistema disponibiliza essa opção, seleciona e preencha os dados do cartão utilizado.

 

 • Deposito bancário:

• Caixa Econômica Federal Ag: 0084 - Operação: 003 - C/C 400432-1 

  Sindicato dos contabilistas BH (CNPJ: 17.219.403/0001-29).

• Favor em caso de deposito encaminhar o comprovante com o nome do participante e Cód. do curso para: whatsapp 031) 986519398 ou

para: [email protected] e [email protected]


CANCELAMENTO: 

• O SCBH reserva-se no direito de cancelar os cursos, caso não haja inscrições suficientes para cobrir os custos. Para aqueles que já tenham efetuado o pagamento o SCBH fará contato, comunicando o cancelamento do curso.


INFORMAÇÕES ADICIONAIS: 

• O participante que não comunicar, através de e-mail ou what sap, o pagamento do valor do curso, não terá a garantia de vaga.


RESTITUIÇÃO OU CRÉDITO

•Ao participante do curso cancelado ou adiado pelo sindicato, fica assegurado o crédito para próximo evento ou caso o mesmo solicite a RESTITUIÇÃO DO VALOR PAGO será efetuado em até 10 (dez) dias úteis.

Em caso de solicitação de reembolso favor encaminhar os dados bancário e anexar comprovante ref. pagto do curso para os e-mails:

[email protected]

[email protected]

Banco:

AG:

OP:

CNPJ/CPF:

Nome do titular da conta: 

Responsável

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