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Cód. 1425/2021- APURAÇÃO E ESCRITURAÇÃO DO ICMS (Registro Entradas, Saídas; CFOP/CST/ ICMS; DAPI; IC

Sobre o Evento

Cód. 1425/2021- APURAÇÃO E ESCRITURAÇÃO DO ICMS (Registro Entradas, Saídas; CFOP/CST/ ICMS; DAPI; ICMS/ST)

  •  LOCAL: Rua Goitacases, 43 - 4º andar - centro, Belo Horizonte - MG, 30.190-050
  •  DATA DO CURSO: 17/12/2021 de 09:00 às 18:00 (sexta feira)
  •  DURAÇÃO: 8h.
  • STATUS DO CURSO: Inscrições Abertas!

 

Valores:

Valor Integral                                                                         R$ 146,00

Valor com desc 20% estudante comprovação                      R$ 116,80

Valor para (associado em dias com SCBH) 50% desc.        R$   73,00

 

Material:

*certificado (PDF, por e-mail).

*Apostila (PDF, por e-mail), até 02 dias que antecede a data de realização do curso, impressão por conta do aluno.

 

Curso Presencial, respeitando todos os procedimentos de segurança, uso de mascaras, álcool em gel, distanciamento de 2mt., medidor de temperaturas, controle do número de alunos em sala.

 

Programação:

1. IMPOSTO SOBRE OPERAÇÕES RELATIVAS À CIRCULAÇÃO DE MERCADORIAS - ICMS

1.1. Alíquotas Internas do ICMS

1.2. Alíquotas Interestaduais do ICMS

1.3. Não Incidência do ICMS

1.4. Diferimento do ICMS

1.5. Suspensão do ICMS

1.6. Isenção do ICMS

1.7. BASE DE CÁLCULO DO ICMS (Operações Próprias)

1.7.1. Inclusão do Imposto Sobre Produtos Industrializados (IPI)

1.7.2. Base de Cálculo Reduzida do ICMS

2. DÉBITOS DO ICMS

2.1. Diferença Alíquotas do ICMS Operações Destinadas a Contribuinte do ICMS

2.2. Dispensa Recolhimento do ICMS Diferença de Alíquotas

2.3. Diferença Alíquotas do ICMS Operações Destinadas a Não Contribuinte do ICMS

2.3.1. Inaplicabilidade da Partilha do ICMS

2.3.2. Devolução ou Retorno de Mercadoria

2.3.3. Crédito do ICMS na Partilha

2.4. Importação de Mercadorias

2.5. Estorno de Créditos do ICMS

2.6. ANTECIPAÇÃO DO ICMS NAS OPERAÇÕES INTERESTADUAIS PELA ME/EPP

2.6.1. Dispensa do Recolhimento da Antecipação do ICMS

2.6.2. Prazo de Recolhimento da Antecipação do ICMS

3. ESCRITURAÇÃO REGISTRO DE SAIDAS

4. CRÉDITOS DO ICMS

4.1. Créditos Admitidos

4.2. Limitação do Crédito do ICMS

4.3. Crédito Proporcional do ICMS

4.4. Crédito Extemporâneo do ICMS

4.5. Crédito do ICMS de Mercadorias Adquiridas com Substituição Tributária

4.6. Crédito do ICMS Devolução de Mercadorias por Contribuintes

4.7. Crédito do ICMS Devolução de Mercadorias Por não Contribuintes do ICMS

4.8. Crédito do ICMS Aquisição de Bens do Ativo Permanente

4.9. Livro Controle Crédito de ICMS do Ativo Permanente (CIAP)

4.10. Crédito Presumido do ICMS

5. ESCRITURAÇÃO REGISTRO DE ENTRADAS

6. REGISTRO DE APURAÇÃO DO ICMS

7. DECLARAÇÃO DE APURAÇÃO E INFORMAÇÃO DO ICMS (DAPI)

7.1. Dispensa da Entrega da DAPI

7.2. Prazos de Transmissão da DAPI

7.3. Penalidades Fiscais

7.4. Bônus Recolhimento do ICMS

8. SUBSTITUIÇÃO TRIBUTÁRIA DO ICMS

8.1. Tipos de Substituição Tributária

8.2. Substituição Tributária nas Operações com Mercadorias

8.3. Base de Cálculo do ICMS Substituição Tributária

8.4. Base de Cálculo Reduzida do ICMS

8.5. Substituição Tributária nas Operações Antecedentes

8.6. Margem de Valor Agregado (MVA) Ajustada

8.7. Dispensa da MVA Ajustada pela Empresa Optante pelo Simples Nacional

8.8. Nota Fiscal do CONTRIBUINTE SUBSTITUTO (Operação Interna)

8.9. Nota Fiscal do CONTRIBUINTE SUBSTITUÍDO (Operação Interna)

8.10. Devolução de Mercadorias Entregues ao Destinatário

8.11. APURAÇÃO ICMS DO ESTOQUE DE MERCADORIAS SUJEITAS À SUBSTITUIÇÃO TRIBUTÁRIA

8.12. Recolhimento do ICMS do Estoque

8.13. Parcelamento do ICMS Relativo ao Estoque de Mercadorias

9. FUNDO DE COMBATE À POBREZA

9.1. Prazo de Recolhimento do FEM

9.2. Recolhimento do FEM pela ME/EPP Optante Simples Nacional

9.3. Registro Fiscal do Fundo de Combate à Pobreza

10. SUBSTITUIÇÃO TRIBUTÁRIA TRANSPORTE RODOVIÁRIO DE CARGAS

10.1. Indicações nos Documentos Fiscais

10.2. Cálculo e Vencimento do ICMS/ST

10.3. Registro do ICMS Substituição Tributária

11. ALTERAÇÃO DO REGIME DE APURAÇÃO DO ICMS

Trazer calculadora simples.

 

Instrutor:

ISAIAS JONAS DE ANDRADE – Consultor Tributário, Contador, Auditor, Instrutor e Palestrante: Escola do Legislativo do Estado de Minas Gerais; Federação do Comércio de Minas Gerais – FECOMÉRCIO/MG, SEBRAE/MG, SENAC/MG, Conselho Regional de Contabilidade CRC/MG, Sindicato dos Contabilistas de Belo Horizonte/SCBH, Sindicato Empresas Consultoria, Perícias e Serviços Contábeis –SESCON/MG, Sindicato dos Escritórios Contabilidade de Minas Gerais – Sindicato Empresas de Transportes de Carga do Estado de Minas Gerais – SETCEMG, SINCESCONTABIL/MG, Sindicato Empresas Transporte de Cargas do Centro Oeste Mineiro – SETCOM, Federação dos Contabilistas do Estado de Minas Gerais – FECON/MG, Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais - FIEMG, Associação Mineira de Supermercados AMIS Ex-consultor da COAD Editora de Publicações Periódicas Ltda., IOB Informações Jurídicas Ltda., INFORMAREEditora de Publicações Periódicas Ltda. e realização de cursos in company para diversas empresas.

 


INFORMAÇÕES:

FORMAS DE PAGAMENTO:

• PIX (identificador: CNPJ 17.219.403/0001-29), favor discriminar o Cód. Do curso, nome participante e enviar comprovante para whatsapp (31) 986519398.

• Boleto bancário, o sistema disponibiliza essa opção no ato da inscrição, basta selecionar e gerar boleto.

• Cartão de crédito em até 03 vezes sem juros, no ato da inscrição o sistema disponibiliza essa opção, seleciona e preencha os dados do cartão utilizado.

 

• Deposito bancário:

• SICOOB-CREDITÁBIL: Ag: 4095 - C/C 73001-7

Sindicato dos contabilistas BH (CNPJ: 17.219.403/0001-29).

• Favor em caso de deposito e PIX encaminhar o comprovante com o nome do participante e Cód. do curso para: whatsapp 031) 986519398 ou para E-mail: [email protected]

 

CANCELAMENTO:

• O SCBH reserva-se no direito de cancelar os cursos, caso não haja inscrições suficientes para cobrir os custos. Para aqueles que já tenham efetuado o pagamento o SCBH fará contato, comunicando o cancelamento do curso.

 

INFORMAÇÕES ADICIONAIS:

• O participante que não comunicar, através de e-mail ou whatssap, o pagamento do valor do curso, não terá a garantia de vaga.

 

RESTITUIÇÃO OU CRÉDITO

•Ao participante do curso cancelado ou adiado pelo sindicato, fica assegurado o crédito para próximo evento ou caso o mesmo solicite a RESTITUIÇÃO DO VALOR PAGO será efetuado em até 10 (dez) dias úteis.

Em caso de solicitação de reembolso favor encaminhar os dados do curso/cód. e título, bancários e anexar comprovante ref. pagto do curso para o e-mail:

Para: [email protected]

Banco:

AG:

OP:

CNPJ/CPF:

Nome titular da conta:

 

Responsável

Inscrição

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